Farmácias

Como funciona a Telessaúde nas Farmacias

A Telessaude nas farmácias combina os serviços de atendimento farmacêutico com a tecnologia de comunicação à distância para oferecer assistência médica e farmacêutica aos pacientes. Ela tem se tornado cada vez mais relevante, especialmente em áreas rurais e remotas, onde o acesso a serviços de saúde pode ser limitado.

A SALUS permite que você ofereça uma consulta em tempo real com o médico, por vídeo-chamada, na presença do paciente, oferecendo uma experiência de consulta multiprofissional.

Em resumo essa pratica representa uma evolução no setor de saúde, oferecendo maior acessibilidade e conveniência aos pacientes, ao mesmo tempo em que ajuda a ampliar o papel das farmácias na prestação de cuidados de saúde.

Na prática

Consulta por Vídeo

Utilizando uma conexão de internet boa e os dispositivos necessários (computador, tablet, webcam, microfone e caixas de som ou fones de ouvido), você, o paciente e o médico podem se reunir virtualmente por meio de uma consulta por vídeo.

Compartilhamento de Dados com o Médico

Antes da consulta por vídeo, é possível enviar ao médico os resultados de exames rápidos, dados vitais e informações coletadas durante a anamnese. Isso permite que o médico obtenha uma visão abrangente da saúde do paciente.

Treinamento para Utilização da Plataforma

Para garantir o uso seguro e apropriado da telessaúde, oferecemos treinamentos regulares para todos os nossos clientes, além de suporte em tempo real para esclarecer dúvidas.

Emissão de Receitas e Documentos Médicos

Após a consulta, o médico pode gerar receitas, solicitar exames ou fornecer atestados, que são arquivados no prontuário do paciente em formato PDF, acessíveis a qualquer momento.

Conformidade com Regulamentações

Todo o processo de telessaúde na SALUS está em conformidade com as regulamentações legais, incluindo a Resolução nº 727, de 30 de junho de 2022, do Conselho Federal de Farmácia, que autoriza essa prática no Brasil.

Aquisição de Medicamentos

Após a conclusão da consulta e a emissão da receita, o paciente tem a comodidade de adquirir os medicamentos prescritos no mesmo local, caso a consulta tenha ocorrido na farmácia.

Explore novas possibilidades, inove implantando telesaúde na sua farmácia!

Algumas dúvidas

Não é obrigatório, porém, é fundamental que você cumpra as normas de saúde e regulamentações profissionais em vigor, e assegure a confidencialidade durante o atendimento ao paciente. A maneira mais eficaz de garantir essa confidencialidade é disponibilizando um espaço fechado, como um consultório, para o atendimento ao paciente. No mínimo, é necessário oferecer uma área parcialmente privada, com algum grau de separação visual e acústica, dentro da farmácia

Conexão à Internet: É importante ter acesso a uma conexão de Internet de alta qualidade e velocidade, que permita realizar chamadas de áudio e vídeo com boa qualidade. Além disso, você pode usar um computador com uma conexão à Internet rápida ou até mesmo um tablet.

Microfone: É essencial que o dispositivo tenha um microfone integrado. Se você estiver usando uma webcam externa, muitos modelos já vêm com um microfone embutido

Webcam: Certifique-se de que o dispositivo que você está utilizando tenha uma câmera embutida. Caso contrário, você pode adquirir uma webcam digital e conectá-la ao seu computador.

Caixas de Som: O computador deve ter caixas de som de qualidade para que você possa ouvir o paciente ou o médico de forma clara. Se o seu computador não possui caixas de som adequadas, você pode usar fones de ouvido conectados à saída de áudio do computador.